quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuidado! Curva acentuada!

Seja ela à direita, à esquerda, para cima ou para baixo. Calma, não é uma aula do DETRAN, eu estou falando da Curvatura Peniana, Congênita ou Adquirida. Essas curvaturas que falo em nada têm haver com a direção que o pênis fica quando ereto, para direita ou esquerda, e que depende para que lado ele fica na cueca.
A Doença de Peyronie ou Curvatura Peniana Adquirida acontece devido ao espessamento em um dado ponto da membrana que recobre o pênis (túnica albugínea) fazendo com que ele se curve para alguma direção quando ereto. É uma doença que acomete em homens com faixa etária entre 40 e 70 anos, chegando a 3,67% a incidência nessa população. Ao que se sabe, esse espessamento acontece divido a microtraumas na túnica durante a relação sexual que levam a fibrose no local, formando uma placa, onde ocorrem esses pequenos traumatismos sucessivos.
Aos adeptos de um sexo mais selvagem ou mesmo sexo anal, cuidado! Muita calma nessa hora!
Já o Pênis Torto Congênito, como o próprio nome diz e diferente da Doença de Peyronie, homem nasce com essa deformidade no pênis, que é devido ao encurtamento de algum compartimento do pênis levando ao encurvamento em um de seus “lados”, e que por vezes apresenta também uma torção do corpo do pênis no próprio eixo (como na foto abaixo). Não necessariamente se apresenta somente com o pênis em ereção. Pode ser uma assimetria entre os corpos cavernosos, por uma uretra e/ou corpo esponjoso mais curtos e em alguns casos podem também haver a presença de tecido fibroso. É também conhecido como Pênis Curvo do Jovem.
Ambas curvaturas do pênis tornam-se “problemáticas” quando o ângulo formado nela é maior que 30º, pois é indicativo de cirurgia para correção. Porém, independente da angulação,  quando há dificuldade de penetração ou de manter uma ereção, ou ainda, dor durante a ereção também podem ser casos cirúrgicos. Mas o importante mesmo é você procurar um médico, caso você esteja percebendo que seu pênis está ficando torto ou se ele é assim desde que você era jovem.
Vocês perceberam que as correções tanto da Doença de Peyronie quanto o Pênis Torto Congênito são feitas cirurgicamente? Então, principalmente nos casos de Peyronie, cuidado com alguns exercícios e aparelhos propostos pela internet para corrigir a curvatura peniana. Pois quando há a placa fibrótica e estímulos são gerados sobre ela, podem fazer com que aumente a placa, e consequentemente a tortuosidade. A fisioterapia para esses casos, devido a falta de estudos na área, ainda não tem grande relevância. Ainda!
Veja mais em:
med052.ufsc.br/.../Seminário%2005.Patologias%20Genitais%20Masculinas.doc 

Nenhum comentário:

Postar um comentário